“Antes de você pegar o seu cartão de crédito e usá-lo para compras em lojas físicas ou online, certifique-se de ter crédito suficiente disponível para não passar vergonha no caixa – verifique o limite de crédito.”
— O crédito disponível em seu cartão de crédito é a diferença entre o limite de crédito e o saldo pendente. É o valor que você pode gastar sem enfrentar multas por exceder o limite de crédito ou ter a compra no cartão recusada.
Tópicos do artigo:
Como verificar limite de crédito do cartão?
Verificar limite de crédito para saber qual o valor disponível no seu cartão antes de efetuar uma compra ajudará você a permanecer dentro do limite de crédito e como dissemos, não passar vergonha por não poder concluir o pagamento.
Você pode evitar qualquer taxa de limite cobrada pelo emissor do seu cartão, permanecendo ciente do saldo e do crédito disponível.
E, se você está preocupado em construir crédito (Cadastro Positivo) ou manter um score e boa pontuação de crédito, saber quanto de crédito livre para uso está disponível é a chave para gerenciar bem a sua vida financeira.
Abaixo estão três maneiras de verificar facilmente qual o limite de crédito disponível no seu cartão de crédito antes de fazer uma compra local ou online que possa colocá-lo acima do seu limite de crédito.
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1. Verifique o boleto da fatura do cartão
O extrato recente da sua fatura incluirá seu limite de crédito, saldo atual do cartão de crédito e seu crédito disponível.
A fatura enviada para sua casa ou fatura online é a forma mais comum de verificar limite de crédito livre no cartão.
Se você efetuou pagamentos ou compras desde que sua última fatura foi enviada, o crédito disponível em seu extrato em papel não será atual, mas basta acessar o aplicativo ou site do cartão e verificar o saldo atualizado.
O saldo pode ser maior ou menor dependendo das transações que você fez na sua conta do cartão. Felizmente, existem mais duas maneiras de verificar qual o limite de crédito disponível mais recente.
2. Consultar a fatura do cartão online
Se você tiver acesso online ao extrato para consultar as movimentações do seu cartão de crédito, você pode fazer login para verificar seu crédito e limite disponível de onde estiver.
Criar o acesso em sites e plataformas online de cartões leva apenas alguns minutos, caso você ainda não tenha cadastro.
Somente algumas informações pessoais são exigidas para obter login em uma conta online, com isso você terá acesso atualizado do seu extrato mais recente e o último enviado pelo correio.
Atenção: transações efetuadas no dia anterior ou até 3 dias podem não refletir no saldo disponível mostrado no extrato do seu cartão de crédito, ou até 5 dias anteriores podem ser exibidos como transações pendentes que ainda não foram liberadas na fatura.
3. Linha de Atendimento ao Cliente do cartão
Finalmente, você pode ligar para o número de atendimento ao cliente 0800 ou SAC do cartão. O telefone em geral, esta impresso na parte de trás do seu cartão de crédito.
Ao ligar, ouça as instruções do tele-atendimento (Ura) que te ajudará na obtenção do saldo de crédito disponível, ou se quiser, transfira o atendimento para falar com um atendente humano.
Você normalmente saberá o valor do limite de crédito livre para uso logo após fazer o login no acesso telefônico.
Aumentar o limite de crédito disponível para uso
Se você não tiver saldo disponível suficiente para a compra que deseja fazer, tente solicitar um aumento do limite de crédito. O emissor do cartão analisará o seu histórico, a receita, a pontualidade e o histórico de crédito para tomar essa decisão e aumentar seu limite de crédito para ser aprovado.
Caso contrário, se a sua solicitação for negada, você receberá um e-mail ou uma carta no endereço residencial, informando qual o motivo pelo qual sua solicitação não foi aprovada.
Se sua solicitação de aumento de limite de crédito no cartão for negada, você poderá efetuar pagamentos maiores no seu cartão de crédito para liberar o crédito necessário.
Lembre-se de que pode levar um ou dois dias úteis para o pagamento de uma fatura ser lançado como saldo livre para uso geral. Em alguns casos, o emissor do seu cartão de crédito pode estar disposto a aplicar um aumento de limite (upgrade) espontaneamente.
Ligue para o serviço ao cliente 0800 ou SAC do cartão para ver se esta é uma opção para o seu cartão de crédito.
Cartões de crédito sem limite de gastos
Alguns cartões de crédito não têm um limite de crédito predefinido, o portador ou titular não tem uma quantidade definida de crédito disponível. Em vez disso, esses cartões têm um limite de gastos que pode mudar de mês para mês com base em sua renda, hábitos e outros dados financeiros arquivados pelo emissor do cartão de crédito ou do banco.
Neste caso, nem o seu limite de gastos nem o de crédito disponível serão impressos nos extratos e faturas do seu cartão ou estarão disponíveis no número de atendimento automático do seu cartão – 0800.
Obs: Não conhecer o limite de crédito disponível no seu cartão sem limite de gastos pré-definido, pode exigir uma ligação para o atendimento ao cliente uma hora ou outra.
Por exemplo, se você estiver fazendo uma grande compra fora de seus hábitos normais, poderá ter que pedir uma autorização ao emissor do seu cartão de crédito para que a cobrança seja aprovada com base na renda, pagamentos e gastos.