“Todo trabalhador, devidamente registrado, necessita do número PIS para receber os seus direitos trabalhistas como seguro-desemprego, FGTS e abono salarial. Mas, você sabe o que é PIS e como consultar seu saldo?”
— Se você não sabe qual é o seu número PIS e como consultar o saldo à receber, este post é para você! Saiba aqui como consultar PIS pelo CPF de forma rápida e simples. Continue a leitura e saiba mais.
Tópicos do artigo:
O que é o PIS?
A sigla PIS quer dizer Programa de Integração Social. Este programa é uma contribuição social que todas as empresas devem fazer. O dinheiro dessa contribuição financia o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. E o objetivo do PIS é transferir renda aos trabalhadores de baixa renda.
O programa também é conhecido como PIS/PASEP ou NIT/PIS. O PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, um tipo de PIS destinado especialmente para funcionários públicos. Já o NIT, ou Número de Identificação do Trabalhador, vai substituir o PIS/PASEP em breve.
Como consultar PIS pelo CPF?
Um jeito simples e fácil de consultar o PIS pelo CPF é através do site Meu INSS. O site oferece diversos serviços e, além de conseguir consultar o saldo do PIS, você pode verificar o seu tempo de contribuição ao programa. Se deseja saber como, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Acesse o portal Meu INSS
- Clique em Entrar (no canto superior direito)
- Selecione Cadastre-se
- Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado)
- Clique em Próxima
- Anote a senha que o sistema vai criar para você
- Informe seu CPF e a senha
- Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência
- Acesse novamente, desta vez com a sua senha
Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Prontinho! Você já conseguiu consultar PIS pelo CPF.
Outro meio de saber qual é o seu número PIS/PASEP é consultar a Carteira de Trabalho.
Governo libera saque ao PIS em 2019 e 2020
Isso mesmo! O Governo Federal liberou o saque do rendimento do fundo PIS/PASEP. O saque pode ser realizado a partir de julho de 2019.
Quem tem direito a sacar o PIS?
O PIS/PASEP 2019 pode ser sacado para os brasileiros que cumprirem os requisitos necessários abaixo:
- Ter mais de 60 anos ou aposentado
- Ter trabalhado com carteira assinada entre 1971 e 1988
Caso você já tenha feito um saque anteriormente, é provável que não terá mais nenhum valor a receber.
No entanto, nunca se sabe, fique de olho e faça uma pesquisa para saber se ainda há algo a ser sacado.
Como consultar o saldo a receber?
É muito simples! Quem deseja saber quanto de dinheiro tem para receber do PIS, basta baixar o aplicativo Caixa Trabalhador. O app da Caixa está disponível para iOS (App Store) e Android (Google Play).
- Baixe grátis o aplicativo Caixa Trabalhador;
- Informe o seu CPF;
Já aparecerá na tela se você tem direito a algum dos benefícios.
Quando vou receber o dinheiro?
O pagamento do PIS é realizado de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. O inicio dos pagamentos começaram no dia 25 de Julho de 2019, somente para nascidos em Julho. Em janeiro de 2020, os pagamentos serão unificados de dois em dois meses, de acordo com a tabela abaixo.
Calendário de saque do PIS 2019/2020
Quem tem direito | Recebe a partir de |
---|---|
Crédito em conta na Caixa para todas as idades | 19/08/2019 |
Idade a partir de 60 anos | 26/08/2019 |
Pagamento para todas as idades | 02/09/2019 |
A data limite para realização dos saques é 30 de junho de 2020.
Onde posso fazer o saque do PIS/PASEP?
Trabalhadores que se enquadram ao PIS, ou seja, aqueles que trabalharam na iniciativa privada, realizam os saques nas agências da Caixa Econômica Federal. Enquadrados no PASEP (funcionários públicos) fazem o saque nas agências do Banco do Brasil.
E como sacar o dinheiro do PIS/PASEP de quem já faleceu?
Se o titular da conta já tenha morrido antes de sacar o valor disponível, os herdeiros podem sacar o valor total. Neste cenário, é necessário os documentos que comprovem a morte do titular da conta (atestado de óbito) e a relação de parentesco do herdeiro.
Saque Abono salarial
O uso do PIS é usado principalmente para o Saque do Abono Salarial. Você sabe o que é? Resumidamente, o Abono Salarial é um dos benefícios concedidos aos trabalhadores de baixa renda.
É destinado para trabalhadores que trabalharam com registro em carteira no último ano e recebiam até dois salários mínimos. Pessoas que se enquadram nestas situações tem o direito de receber um abono de um salário mínimo.
Além das duas regras acima, você também precisa ter:
- 5 anos de cadastro no PIS/PASEP
- Seus dados relacionados na RAIS do ano anterior e enviada para o Ministério do Trabalho dentro do prazo (obrigatoriedade do patrão).
A Caixa Econômica Federal tem o calendário completo do pagamento do Abono.
Agora que você sabe como consultar o PIS com CPF e as formas para realizar o saques, basta conferir se há algum dinheiro disponível para você e se dirigir até a agência bancária mais próxima.
O Governo Federal informou que no fundo do PIS estão depositados cerca de R$ 22,8 bilhões.