“Está negativado na praça e não consegue solicitar nenhum tipo de crédito em instituições financeiras e fintechs de empréstimo? Confira aqui o passo a passo para limpar o nome de forma rápida e fácil.”
Ter o nome cadastrado nos registros de proteção ao crédito, pode trazer problemas e dor de cabeça. Não conseguir cumprir com suas obrigações e acabar cadastrado no SPC Brasil ou Serasa é algo que pode acontecer com qualquer pessoa.
O fundamental é ser esperto e enfrentar esse problema! Isto é, pagar a dívida o quanto antes, afinal de contas, com o nome restrito não é possível contratar empréstimos ou até mesmo conseguir um cartão de crédito em um banco ou financeira.
Isso porque as lojas e bancos acreditam que você não será capaz de pagar pelo crédito que pretende contratar. Afim de evitar este tipo de situação, fizemos este post com 5 passos para te ajudar a limpar o nome no Serasa e SPC de uma forma mais simples e sem preocupações. Veja abaixo!
Tópicos do artigo:
O que você precisa saber antes de começar a pagar suas dívidas
Considere todas as informações de suas dívidas cadastradas, isto irá facilitar muito quando você decidir limpar o nome.
Primeiramente, detalhe sua situação financeira, dessa forma, ficará mais fácil encontrar as melhores e mais fáceis soluções para mudar sua situação.
Informações que você deve levantar sobre suas dívidas
- Você precisa saber para quem está devendo. Nem todos sabem, mas dívidas antigas podem ter sido vendidas. E não adianta negociar com a loja onde você realizou a compra;
- Encontrar os responsáveis pelo pagamento da dívida. Dessa forma, você evitar ficar falando com pessoas erradas ou indo a locais que não resolverão o seu problema;
- Saiba o valor inicial da dívida. Sabendo o quanto você devia, ficará mais fácil negociar o pagamento;
- Verifique o valor atual da dívida. Somente assim conseguirá se organizar financeiramente e quitá-la;
- Levante os juros que você está pagando por cada dívida. Está informação é importante para ajudá-lo à negociar e para definir qual dívida irá pagar primeiro;
- Quanto tempo você ficará negativado em cada dívida. Evite ter muitas negativações no seu nome, para no futuro conseguir crédito com facilidade e taxas melhores.
Os 5 passos para limpar o nome rápido e fácil no Serasa e SPC
1. Saiba quem te cadastrou no SPC e Serasa
Saber quem colocou seu nome no cadastro de devedores é o primeiro passo para limpar o seu nome. Você pode obter essa informação através do SPC, Serasa Experian e também dos cartórios de protesto, gratuitamente.
A consulta pode ser feita através da internet ou pessoal, realize do jeito que for mais cômodo para você.
2. Negocie a dívida
Não existe formula mágica para limpar o nome – seu o nome consta no banco de dados das empresas responsáveis, ele só será limpo após o pagamento total da dívida!
Uma forma fácil e rápido de isso acontecer, é negociando a dívida com o credor. Ao negociar, você poderá ter condições de pagamento mais favoráveis e pode conseguir uma redução no valor, desconto de multas e taxas de juros, parcelamento e outros.
3. Guarde o comprovante do pagamento
Após negociar e pagar o boleto no banco ou internet banking, é imprescindível que você guarde todos os comprovantes de pagamento. E confira se ele está com o valor correto que foi pago, incluindo os juros e multas.
4. Limpar o nome no banco e no cartório
Isso se encaixa nas situações em que o individuo ficou com o nome sujo por culpa de cheque devolvido ou título protestado. Diante disso, o banco ou o cartório poderá cobrar uma taxa de resgate da folha de cheque.
Se o seu nome foi sujo por conta disso, vá até a instituição bancária responsável e saiba como resolver.
5. Confira se o seu nome está limpo
Após o pagamento de todas as dívidas, é hora de verificar se o seu nome foi excluído do banco de dados do Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista.
As próprias lojas, bancos e cartórios são obrigados a excluir o seu nome do cadastro de inadimplentes em um prazo de até 5 dias úteis. Caso isso não aconteça, você pode entrar com uma ação judicial.
Esperamos que nossas dicas possam te ajudar a negociar e a limpar o seu nome de uma vez por todas. Atenção: Não caia em golpes de “limpar nome sem pagar nada” encontrados na internet.
Pois é, a única forma de tirar o seu nome do cadastro negativo é negociando com o credor e pagando as dívidas.