“A primeira grande questão que todo empreendedor iniciante tem, é como conseguir dinheiro para iniciar seu negócio? O que não é pra menos, pois apesar da fase de idealização ser importante, conseguir financiamento para o seu novo negócio é o que vai fazer as ideias saírem do papel para o mundo real.”
— É necessário que o empreendedor avalie muito bem cada detalhe que está envolvido no processo de pedido do financiamento, pois no mundo empresarial cada ação tomada afeta de alguma forma o seu empreendimento.
Por isso, comece da maneira certa e se diferenciando dos “empreendedores” que entram nessa luta para perder, pois a verdade é que no mundo empresarial, o navio sempre parte cheio, mas chega ao destino com poucos passageiros.
O que quero dizer com isso é que nem todos os novos empreendedores serão bem-sucedidos.
Foi justamente pensando em ajudar quem decide largar o seu emprego fixo para começar o seu próprio empreendimento, que decidimos preparar este post para te guiar na hora de procurar por financiamento para o seu negócio.
Não deixe de acompanhar nos próximos tópicos, pois iremos explicar o que você precisa fazer para conseguir dinheiro para iniciar seu negócio, e alguns cuidados que você deve ter. Vamos lá!
Tópicos do artigo:
Como conseguir dinheiro para iniciar o seu negócio
1. Tenha um plano de negócios
Além de ser um instrumento fundamental no componente estratégico para o estabelecimento da sua empresa, o plano de negócios importante e necessário na hora de pedir financiamento, pois com ele você saberá quanto dinheiro é preciso para erguer o empreendimento.
Leve a elaboração do plano de negócios muito a sério e deixe-o o mais detalhado possível, pois além de você passar uma ideia de empreendedor a sério com ele, também será possível prever se o negócio pretendido é viável ou não, evitando dessa forma entrar numa grande enrascada.
Por isso, se você já elaborou o seu plano de negócios, dê uma conferida nele, e veja se soa realmente profissional e detalhista.
Agora, se ainda sequer há um plano desse tipo estabelecido, coloque as mãos na massa e trate de fazê-lo, pois é quase certo que ninguém lhe oferecerá dinheiro para iniciar o seu negócio sem ele.
2. Pedir financiamento para iniciar o seu negócio
Com o plano de negócios elaborado perfeitamente, você já terá definido claramente o valor do financiamento que será necessário para começar o seu empreendimento, dado este que será importantíssimo no pedido do crédito.
Ressaltando apenas que é necessário ter bem definido a finalidade do recurso pretendido (compra de maquinas, equipamentos, matérias-primas, etc.), pois essas informações serão requisitadas.
Percebeu então, a necessidade de ter um plano de negócios bem detalhado? Tendo o plano de negócios pronto, é chegada a hora de pesquisar por fontes de financiamento. É importante que nessa fase haja coleta e análise da proposta de financiamento, nenhum detalhe deve escapar!
Confira algumas fontes de financiamento descritas a seguir e veja quais delas é a melhor para o seu empreendimento.
Quais as fontes de financiamento para seu negócio?
Familiares, amigos e terceiros
Esse constitui o meio de financiamento que mais se tem notado ultimamente, pois além de normalmente ser suscetível a negociação, existem casos em que a pessoa fornece o crédito pedindo pouco retorno ou até mesmo sem pedir nada em troca.
Por isso, não hesite e mostre o seu plano de negócios para os seus familiares, amigos e terceiros, porque é bem provável que uma dessas pessoas decida lhe dar uma mãozinha e emprestar dinheiro para iniciar seu negócio.
Dinheiro a Fundo Perdido
O Governo Brasileiro e alguns projetos privados, também oferecem financiamento aos novos empreendedores sem necessidade desses retornarem o valor do crédito, ou se há necessidade, os juros são bem baixos.
No Brasil pode-se destacar como agências governamentais que tem esse objetivo a CNPq e Finep. Já do lado privado, há alguns bancos brasileiros que contam com esse tipo de programa cobrando juros baixos, como é o caso do BNDES e Banco do Nordeste.
Investidores Anjos
Os Investidores anjos são um grupo de pessoas que contam com um grande poder aquisitivo e são inclinados ao mercado dos investimentos. Você pode encontrar um investidor anjo que esteja disposto a fazer o financiamento do seu negócio em diversos sites na web.
Empréstimo Bancário
O financiamento de crédito com os bancos é sempre uma boa opção, contudo, para que você não fique endividado, esteja atento as taxas de juros, pois muitas vezes essa opção pode não ser a mais viável para o seu negócio.
Alem disso, algumas instituições financeiras cobram valores altos de juros, então vale a pena fazer um comparativo e optar por aquela que esteja de acordo com o seu bolso.
Agora que você já sabe como financiar e conseguir dinheiro para iniciar seu negócio basta ir a uma agência e conversar com o gerente para saber os detalhes do crédito.
Pense bem e não pegue mais dinheiro do que o necessário, pois você pode acabe se endividando e acabando com o seu negócio.