“Nem todas as empresas conseguem cumprir com as suas obrigações fiscais dentro dos prazos estabelecidos, o que acaba por gerar situações de sonegação fiscal, deixando desta forma a empresa com nome sujo, ou seja, empresa com CNPJ negativado.”
— Com essa situação, várias soluções que são normalmente fornecidas para as empresas passam a ser restritas, cenário este que leva muitos empresários a questionar se é possível conseguir crédito para empresa com CNPJ negativado?
Felizmente, a resposta para essa pergunta é sim, mas ainda existem os poréns, porque nenhuma instituição financeira irá fornecer financiamento de mão beijada para uma firma que tem um histórico duvidoso. Por isso, em primeiro lugar o empresário terá que provar que esta em condições de arcar com a divida.
Se a sua empresa se encontra nesta situação e você quer saber como é possível conseguir crédito para empresa com nome sujo, continue e leitura e saiba tudo sobre o assunto.
Tópicos do artigo:
Onde conseguir crédito para empresa com CNPJ negativado?
As opções ainda ficam limitadas aos bancos e financeiras, sendo que em condições normais os bancos possuem juros mais baratos devido a modalidades como empréstimo consignado ou com bens como garantia.
Leia também:
- 6 requisitos de empréstimo para empresa ou novos negócios
- Empréstimo Itaú para empresas e crédito para empresários
- 0800 para pequenas empresas e empreendedores
- Tudo que você precisa saber sobre empréstimo online para empresas
Apesar de ser possível conseguir o crédito para empresa, este pode não estar disponível para empresas com nome sujo, visto que o empréstimo neste caso, não parece um bom negócio para este tipo de instituição financeira.
Agora, nas financeiras também é possível conseguir o financiamento para empesas com CNPJ negativado, porém os juros são mais altos do que o normal, pois trata-se de um tipo de empréstimo que esta sendo realizado a alto risco. Relembrando que a empresa precisa provar que esta capacitada para pagar a divida mesmo em seu estado negativado, pois somente deste jeito é que haverá empréstimo.
Agora que você já sabe que é possível conseguir crédito para financiar a sua empresa mesmo com o CNPJ negativado, não deixe de conferir a seguir o que você vai precisar para convencer o banco ou outra instituição financeira a conceder o financiamento.
Imóvel como garantia
Apesar de ser uma decisão bastante difícil, colocar um imóvel em seu nome como garantia de empréstimo é uma ótima forma de mostrar que você como empresário está levando sério o pagamento da divida, pois ninguém faria isso sabendo que vai perder a casa, não é mesmo? Por isso, essa opção é mais indicada para quem tem 100% de certeza que conseguirá retornar o dinheiro.
Veículo como garantia
Apesar de ser uma opção que limita o valor que você vai conseguir de empréstimo, uma vez que o veículo vale menos que um imóvel, dar o veículo ao banco como garantia de que você irá pagar todas as prestações do crédito certinho, é válido.
Por isso, opte por essa solução caso a quantia pretendida seja pouca e compense o valor do imóvel em questão, pois se você for a pedir mais do que ele vale, será muito difícil o banco liberar o dinheiro.
Ressaltando, que sai mais em conta usar o dinheiro do empréstimo ou pelo menos os lucros que você for a obter da sua aplicação no empreendimento para pagar as dívidas que a empresa possui. Porque mesmo que não seja possível pagar as prestações, assim pelo menos terá menos um credor na sua lista.
Empréstimo com Penhor
Sendo uma das opções mais viáveis e que na maioria das vezes tende a funcionar muito bem. No penhor, um determinado objeto, que compactua com o valor do empréstimo, fica como garantia no banco até que sejam pagas todas as prestações devidas.
Nem é preciso dizer que em caso de faltas no pagamento, o objeto em questão fica retido pelo banco e, consequentemente, é vendido em leilão. Lembrando que o prazo para o pagamento dessa dívida costuma a ser bem curto.
Empréstimo consignado
Essa é a opção ideal pra quem busca por uma solução que não acarrete muitos juros, porém ela deixa muito a desejar pelo fato de ser bem menos acessível para empresa com CNPJ negativado. A forma de garantia aqui, é o salário, o qual sempre sofre descontos que condizem com a parcela do empréstimo feito.
Sendo que o bom deste tipo de cobrança para o empresário, é que conta com taxas de juros bem baixas em relação as opções vistas anteriormente. Portanto, não deixe essa opção de lado caso o banco ou a instituição financeira na qual você está pedido o crédito a tenha disponível.