“Será que vale a pena pegar um empréstimo para pagar as despesas da faculdade e do curso superior? Confira neste post as principais vantagens do empréstimo estudantil e também as suas desvantagens.”
— Os altos valores relacionados ao pagamento de todas as despesas acadêmicas são uma das principais razões pelas quais tantos indivíduos acabam nunca cumprindo seu sonho de entrar na faculdade.
Livros, matrículas e transportes podem acabar por ser extremamente dispendiosos, e por causa desse fato, os empréstimos para estudantes são cada vez mais populares, pois podem ajudá-lo de forma eficaz a suportar esses encargos desagradáveis.
As vantagens do empréstimos estudantil são muitos, bem como as suas desvantagens, portanto, é bastante importante olhar para ambos, para que você seja capaz de decidir, com bom senso, o quão essa alternativa pode resultar produtiva para seu futuro.
Embora talvez ainda não seja tão comum como outras alternativas de empréstimo e crédito, muitos bancos e instituições de crédito começaram a oferecer uma boa diversidade de ofertas em produtos de financiamento estudantil, que quando adequadamente utilizados, podem contribuir para uma decisão mais suave e rápida da sua jornada escolar.
Leia também:
- Cartão Universitário Bradesco – Vantagens e como Solicitar
- Cartão Universitário Santander Fit – Como solicitar e Vantagens
- Cartão Ourocard Universitário – Vantagens e Como Solicitar
Tópicos do artigo:
Prós e contras de fazer um empréstimo estudantil
Para poder escolher o melhor empréstimo estudantil e, assim, evitar sair prejudicado, é importante estar plenamente consciente, não apenas das vantagens e desvantagens dessa modalidade de empréstimo, como também da sua capacidade financeira para lidar efetivamente com elas no futuro.
No que diz respeito aos empréstimos, nem tudo são rosas, e apesar de todas as vantagens que podem estar relacionadas à eles, você só conseguirá aproveitá-los no caso de você não se precipitar e também estar bem ciente que um pedido de empréstimo poderá revelar-se positivo ou negativo para a sua estabilidade financeira.
Se você analisou e está ciente que conseguirá arcar com todos os valores de reembolso do empréstimo, é hora de conhecer as vantagens do empréstimo estudantil, assim como as suas principais desvantagens. Confira!
Prós: vantagens do empréstimo para estudantes no Brasil
- Financiamento completo de todas as despesas da universidade: Como livros, taxas de matrícula, propinas, entre outros. Ao optar por um crédito de estudante, você terá a oportunidade de suportar a sua carreira escolar com muito maior facilidade do que conseguiria caso não recorresse a qualquer tipo de apoio financeiro.
- Prazos e condições de pagamento extremamente flexíveis: Uma vez que esses empréstimos são destinados principalmente para aqueles que geralmente não trabalham, as condições de pagamento oferecidas são muito flexíveis e fáceis de suportar e você pode selecionar uma que se ajuste corretamente às suas possibilidades financeiras.
- Possibilidade de concentração total nos estudos: Esta é mais uma das vantagens do empréstimo estudantil. Ao usar o crédito, você não precisará dividir seu tempo entre estudos e trabalho, o que poderia ter um impacto muito negativo na qualidade do seu desempenho escolar.
Contras: desvantagens do empréstimo para estudantes
- Juros podem ser extremamente altos: Entre as desvantagens do empréstimo para estudante seria o valor dos juros, que quando não calculado com precisão, pode tornar bastante difícil o pagamento do empréstimo por parte do estudante.
- Ausência de estabilidade ao longo do processo de educação escolar: Sem grandes recursos de renda, o estudante pode achar extremamente complicado pagar suas dívidas. Tal situação pode, em muitos casos, pôr em perigo o equilíbrio de seus estudos, uma vez que o incumprimento bancário pode ter um impacto muito negativo na qualidade da sua vida escolar e pessoal.
Conhecendo as desvantagens dos empréstimos para estudantes, bem como as vantagens, é importante evitar a contratação de valores que se mostre bem acima das suas possibilidades de pagamento.
O melhor seria nunca se tornar totalmente dependente do financiamento para universitário, mas sim considerá-lo como uma pequena ajuda para os pagamentos do seu estudo, e não como um financiamento absoluto de todas as despesas que você terá na universidade, pois tal irá deixá-lo em uma posição extremamente dependente e precária, o que pode impedir que você aprecie todos os benefícios dos empréstimos para estudantes.