“Não conseguiu fazer parte do programa de financiamento do FIES? Se a resposta à pergunta for sim, você provavelmente está buscando outros métodos para obter crédito e, assim, conseguir financiar faculdade sem FIES e realizar o sonho de ser graduado.”
— Você sabia que muitas instituições privadas oferecem financiamento fácil para estudantes? Mesmo que fora do FIES, os financiamentos para estudantes fornecidos pelas instituições financeiras, por exemplo, são mais recomendados em comparação com as principais opções oferecidas no mercado (como cheque especial ou empréstimos).
Empresas como Bradesco e Santander, disponibilizam aos clientes uma linha de crédito exclusiva para universitários. Se você deseja saber como contratar um financiamento estudantil sem FIES, está no lugar certo! Continue a leitura e saiba como.
Tópicos do artigo:
É possível financiar faculdade sem FIES?
Sim, é possível financiar faculdade sem FIES. Verifique algumas opções que podem te ajudar:
Financiamento PraValer
O programa de crédito universitário PraValer, possibilitado pela Ideal Invest, está entre os muito procurados no mercado.
O financiamento é oferecido para alunos de graduação, pós-graduação e também cursos técnicos, e os favorecidos que contratam esse programa têm o dobro do período do seu curso para pagá-lo.
Os juros do PraValer variam de 0% a 2,19% ao mês, depende da instituição financeira e também do curso.
Financiamento Bradesco
Quando você ficou fora do FIES e, portanto, está interessado em encontrar crédito para estudante no mercado privado, é muito importante que você saiba como funciona o programa de alguns bancos que fornecem esse tipo de assistência.
O Bradesco, por exemplo, fornece uma categoria de crédito a ser usada para fins educacionais.
O meio de pagamento do programa será em débito corrente, mas a própria faculdade pode cobrir as taxas de juros, uma vez que a mesma recebe os valores antecipados de cada novo semestre diretamente pela instituição.
Financiamento Santander
O Santander fornece uma modalidade de financiamento de estudantes chamada Credi-Universidade. O programa não é bem um financiamento, na verdade é uma modalidade de crédito pessoal com limite de até R$ 2 mil para pagar os gastos acadêmicos do aluno (equipamentos, livros, material, etc.).
Como escolher o financiamento estudantil ideal?
O ideal é não recorrer ao financiamento. Pense muito bem antes de se submeter a tal dívida, qualquer programa desse tipo exibirá juros e o montante pago até o final do curso será maior.
Considere algumas sugestões para fugir das armadilhas de financiar faculdade sem Fies:
- Considere outras opções: Antes de considerar o financiamento, você deve ter certeza de que não existem outras formas. Você já verificou a possibilidade de uma bolsa de estudo, por exemplo?
- Tenha certeza que conseguirá pagar pelo financiamento: No caso de você já saber que não tem nenhuma escolha, você precisará realizar o calculo mensal para garantir que você conseguirá pagar por tudo o que contratou. Existe alguma possibilidade de promoção no trabalho? Renda extra? Certamente, é bom ter alguma estabilidade. Compreenda que, se algo der errado, isso pode se transformar em uma bola de neve que continuará a crescer por muitos anos da sua vida.
- Observe atentamente o contrato antes de assiná-lo: Quando o assunto é financiamento para estudantes, estamos falando de muito dinheiro. Dessa forma, qualquer alteração mínima nos requisitos do contrato pode causar um enorme impacto no final do processo.
Cuidados!
Então, antes de fechar o primeiro contrato que apresentarem para você, procure saber se a instituição educacional não possui parcerias pré-estabelecidas com bancos ou outras instituições financeiras.
Isso realmente pode tornar seu financiamento mais simples e muito mais vantajoso para ambas às partes.
Se você ficou fora do FIES e ainda está à procura de financiamento para seus estudos, fique muito atento.
Escolhas erradas podem indicar muito dinheiro “jogado fora”.
Coloque tudo na ponta do lápis, analise todas as opções e só após ter certeza decida em qual parceria fechar.