“O Banco Sistema S.A. encerrou as suas atividades no ano de 2014, por liquidação do Banco Bamerindus (também extinto e que foi comprado pelo Grupo HSBC). No entanto, a instituição bancária ainda oferece atendimento próprio e por meio do HSBC, caso antigos clientes tenham alguma pendência a resolver.”
O Banco Sistema se trata de uma instituição bancária nacional, cujas as atividades foram encerradas na data do dia 19 de dezembro do ano de 2014. Isso por meio de uma liquidação extrajudicial referida pelo também extinto Banco Bamerindus – que teve as suas operações interrompidas desde o mês de março do ano de 1998, quando sofrera uma intervenção.
Além disso, o Banco Central do Brasil determinou a liquidação de mais empresas financeiras pertencentes ao conglomerado que incluía o Banco Sistema e o Banco Bamerindus. Entre elas: Bamerindus S.A. Participações Empreendimentos, a Fundação Bamerindus de Assistência Social e a Bastec Tecnologia e Serviços.
Já no mês de maio do ano de 2014, também de acordo com informações do Banco Central do Brasil, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que era, na ocasião o maior credor do Banco Bamerindus negociou a venda de uma dívida que mantinha de mais de R$ 1,5 bilhão.
Tal transação já estava em processo desde o ano anterior, em 2013. Isso permitiu a venda ao empresário e banqueiro André Esteves, do Banco BTG, que era o que havia sobrado do extinto Banco Bamerindus.
Desde o ano de 1997, porém, o Banco BTG já detinha o Banco Sistema. A instituição já dava sinais de problemas financeiros desde essa época.
Trocou-se, então, o da marca Bamerindus para Banco Sistema, em razão da compra da primeira instituição ter sido comprada, na década de 1990, pelo Banco HSBC. Junto com o extinto Bamerindus, o Grupo HSBC adquiriu ativos, como: carteiras de empréstimos, agências e imóveis.
No ano de 2014, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vem a aprovar a compra do Banco Bamerindus pelo Banco BTG.
Vale lembrar que até o final da década de 1990, o Banco Bamerindus representava uma das maiores e mais importantes instituições financeiras do Brasil. A instituição possuía mais de 1200 agências bancárias distribuídas por todo o país e uma carteira com mais de 3 milhões de clientes. O Bamerindus pertencia, até então, ao banqueiro e empresário José Eduardo Andrade Vieira (que fora também ministro e senador da gestão presidencial do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
A instituição foi uma das que enfrentaram problemas financeiros após a estabilização da economia perante ao Plano Real. Apesar disso, André Esteves, segundo a lista dos “Bilionários do Mundo” (revista Forbes) foi considerado, na ocasião um dos homens mais ricos do mundo, em um ranking com 1.000 posições. A fortuna do empresário e banqueiro envolvido nas transações do Banco Sistema somava cerca de R$ 7 bilhões.
Tópicos do artigo:
Banco Sistema – Modalidades de Produtos e Serviços Financeiros
Os principais Produtos e Serviços oferecidos pelo Banco Sistema eram:
Empréstimos |
Linhas de Crédito |
Investimentos |
Capital de Giro |
Seguros, entre outros |
Banco Sistema – Telefone, 0800, SAC e Atendimento
Telefones e Contatos
Caso você ainda tenha alguma pendência em nome do Banco Sistema, favor entrar em contato com os canais de atendimento mantido pela instituição. Se não houver sucesso no atendimento, favor contatar o SAC do Banco Sistema (optar por falar com o atendente):
Atendimento Banco Sistema
Para falar diretamente com a Central de Atendimento do Banco Sistema, o número é o (41) 3525-3800. Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, exceto em feriados nacionais.
SAC HSBC
- 4004-4722 (atendimento para capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 703 4722 (atendimento para demais regiões)
- 0800 722 0099 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos e de fala)
Atendimento exclusivo 24 horas por dia, todos os dia da semana.
Informações úteis
Banco Sistema — CNPJ: 76543115/0001-94 (inativo)
Rua da Glória, 251, 4º andar, sala 402, Ed. Neo Corporate – Centro Cívico
Curitiba/PR — CEP: 80030-060
Telefone: (41) 3525-3800
4 Comentários. Deixe novo
esta pagina espero estar correta sendo do bamerindus eu era correntista com 60 milhoes de cruzeiro seguro de vida da morte de meu esposo m mais 140 mil da casa vendida para eu e meus filhos irmos embora daqui , o banco me roubou todo meu dinheiro ainda falcificou um cheuqe de retirada com assinatura no meu nome falcificada no valor de 40 milhoes , o cheque foi encontrado repassado pelo hsbc , quero todo meu dinheiroquero o meus 40 milhoes que voces me roubaram, fazendo um cheque e falcificando a minha assinatura , eu quero meu dinheiro de volta com juros e correçao, eu tenho o chequefalcificado pór alguem da instituçao na epoca que o banco estava funcionando normal , meu email do.carmo,[email protected] voces roubaram de uma viuva mae de 4 filhos menores de 6 meses 3 anos 10 12 , o suor do meu esposo , ate hoje eu passo fome e nessecidade ,moro em uma casa invadida eu quero meu dinheiro ou vou ai em curitiba so para abri um processo conta a instituiçao
Me lembro de 1986, quando o polaco gilmar levou a mesa gerencial
Do departamento do sr zezinho, na agencia Bamerindus HAUER de Curitiba.
Malandragem desse tal gilmar.
Eu fazia a contabilidade, e telefonei para o BANESTADO
Isso em 1996 na autopark. E os extratos do BANESTADO
Vinham com aqueles números no verso que dificultam
A contabilidade. Então eu disse a eles para modificar
O sistema de extratos escrevendo na frente do
Próprio extrato o histórico real. IDEIA minha.
Recebia também massas de extratos do Bamerindus.
Isso em 1996. Para frente BRASIL.
Era julho de 1987, o sr Léo saiu de ferias e NAO deixou
NIGUEM no comando do departamento da Bamerindus
HAUER SFH. Eu acho egoísmo por parte deste
Bancário.