“No Brasil, tirar a primeira habilitação (CNH) é processo que leva tempo e muito dinheiro. Mas, e se nós te dissermos que você pode tirá-la sem gastar nada?! Este é o CNH Social.”
— Um projeto do Governo que ajuda o cidadão brasileiro a tirar a carteira de habilitação totalmente gratuita. Saiba mais sobre o programa no texto abaixo. Muitos jovens de 18 anos sonham em ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou comprar o seu próprio carro, mas muitas vezes a falta de dinheiro frustra todos esses sonhos.
Pensando nisto, e em uma forma de ajudar os jovens a realizar uma parte desse sonho, o Governo lançou o CNH Social, um programa do Governo que ajuda a tirar carteira de habilitação gratuitamente.
O sonho de ter a carteira de habilitação sempre esteve presente nos pensamentos dos jovens, desde o passado, e também dos mais velhos que não conseguiram tirar a habilitação por não saber ler, não saber escrever ou por não terem condições financeiras de pagar pela CNH.
Muitos brasileiros já desfrutaram dos benefícios que o programa CNH Social Gratuita oferece e, o melhor, não há custo nenhum para você, sua habilitação é totalmente gratuita.
Tópicos do artigo:
O que é CNH Social Gratuita?
Muitas pessoas ainda não têm conhecimento do programa, mas a CNH Social – ou CNH Popular, CNH Grátis como também é conhecida – foi criado em 2011, pelo Governo em parceria com o Projeto Incluir, com o objetivo de ajudar as pessoas de baixa renda a conseguir tirar sua primeira carteira de habilitação ou então incluir uma nova categoria.
Até o momento, o programa já beneficiou milhares de brasileiros que não tem condições para tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Existem algumas exigências para participar do programa e as vagas são subdivididas em três categorias:
- Primeira Carteira Nacional de Habilitação;
- Adicionar uma nova categoria;
- Mudança de categoria.
CNH Social – Como e quais exigências para participar?
Para tirar sua CNH Social o procedimento é muito fácil, se você tem interesse em obter ama CNH Grátis, a primeira coisa a ser feita é ir a uma unidade do Detran, ou algum órgão parceiro de sua cidade para conseguir o benefício.
Fique atento, pois há um prazo para as inscrições. Para se inscrever no programa você deve entrar no site do Detran, Ciretran ou outro órgão responsável pela administração e fiscalização do trânsito de sua cidade.
Todos os programas governamentais são bastantes exigentes. E com o CNH Social Gratuita, não é diferente. Confira a lista de exigências abaixo:
- RG e CPF;
- Ter mais de 18 anos;
- Saber escrever e ler;
- Ter renda familiar bruta de até 2 (dois) salários mínimos;
- Que esteja desempregado há mais de 1 (um) ano;
- Caso seja portador de necessidades especiais;
- Participe do programa Bolsa Família;
- Estudantes de escolas públicas com bom desempenho escolar;
- Ex presidiários;
- Pequeno agricultor com renda bruta de até 2 (dois) salários mínimos.
Lembrando que: as exigências acima podem sofrer alteração e variações dependendo do estado e cidade que você mora. Portanto, vá ao órgão responsável de sua cidade e pergunte se são parceiros do programa CNH Social e quais são as exigências.
Como se inscrever no Programa CNH Social
Para início no processo para pegar a carta de habilitação, vamos esclarecer alguns pontos sobre quem pode se inscrever no projeto CNH Social. Veja abaixo:
- Ter idade entre 18 e 27 anos;
- Ter renda de até 03 salários mínimos;
- Estar desempregado há pelo menos 01 ano;
- Não ter registo na carteira de trabalho;
- Ser participantes do Bolsa Família;
- Estar estudando na rede pública com bom rendimento escolar;
- Ser portador de necessidades especiais;
- For ex-presidiário;
- Agricultores com renda de até 2 salários mínimos.
Quem estiver enquadrado em um desses critérios e ter uma renda de até 02 salários mínimos, você poderá se inscrever no DETRAN do seu Estado, se o mesmo for participante do programa.
Nos estados da confederação que não tem o programa ativo, você poderá se inscrever pelo SEST/SENAT, que é Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENAT, e aguardar a abertura do CNH Social e a convocação pública.
Estados do Brasil que já aderiram à CNH Social gratuita
O Programa CNH Social está se espalhando rapidamente por todo o Brasil, no entanto, ainda, não são todos os estados e cidades que realizam o procedimento. Descubra aqui quais as cidades que você já pode solicitar sua carteira de habilitação gratuita: São Paulo, Jacareí, Blumenau, Porto Velho, Florianópolis, Contagem, Campo Grande, Campinas, Santo André, Taubaté, Divinópolis, Palmas, Guarulhos e Três Lagoas.
Quando o assunto são estados, apenas Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Paraíba e Bahia aderiram.
Tirar a tão sonhada carteira de habilitação não está mais tão difícil, basta ficar alerta sobre os prazos de inscrições e comparecer com todos os documentos necessários.