“Após vários anos depois da compra do WhatsApp e o Instagram, o Facebook decidiu que é esta na hora de informar a todos os usuários quem é que está no comando dos aplicativos.”
— Pois é, o que mais pode impressionar pe o tempo que o Facebook demorou para tomar essa ação. Recentemente um relatório surgiu com detalhes da informação de que o Facebook planeja mudar os nomes dos aplicativos para “Instagram do Facebook” e “WhatsApp do Facebook“, apesar de parecer totalmente sem propósito.
Tópicos do artigo:
Adicionar a tag “do Facebook” !?
A rede social confirmou mais tarde o relatório. Isso não é apenas algo que você verá em artigos e materiais de marketing, já que o Facebook pretende alterar o nome que você vê no Google Play e na App Store também.
Leia também mais esses artigos sobre Facebook:
- Como entrar no Facebook? Como entrar na minha conta do Face?
- Como entrar em contato com o Facebook por telefone, 0800, SAC, emails, chat ou atendimento?
- Conheça o que é o Libra, a nova Criptomoeda do Facebook e da Calibra
Misericordiosamente, o texto “do Facebook” – que parece estar saindo lentamente –até agora só aparece impresso nos próprios aplicativos, e os nomes não mudam na tela inicial. Eles seriam desnecessariamente longos; o que vem a seguir, “Boomerang do Instagram” do Facebook?’
O Facebook, por sua vez, divulgou uma explicação simples em resposta ao relatório: “Queremos ser mais claros sobre os produtos e serviços que fazem parte das aquisições feitas pelo Facebook“.
Por um lado, o raciocínio faz algum sentido. O Facebook parece estar sendo atingido pela imprensa negativa com todo tipo de notícia relacionada a quebra de privacidade e até vazamento de dados a cada duas semanas, enquanto o WhatsApp e o Instagram permaneceram relativamente isentos em suas operações predominantemente autônomas.
Ao adicionar “do Facebook” ao WhatsApp e ao Instagram, a empresa pode dizer “Ei, nós também fazemos aplicativos menos controversos!”
Integrar serviços de mensagens
Até recentemente, o Facebook deixava principalmente que as empresas adquiridas por ele fizessem o que quisessem, como refletido pelo fato dos funcionários terem sido surpreendidos pela mudança de nome.
Este tipo de movimento e outros – como os planos para integrar serviços de mensagens através da rede social, Facebook, WhatsApp e Instagram – mostram sinais de que o Facebook está segurando as rédeas mais apertadas sobre suas propriedades.
Ambos os fundadores, do WhatsApp e do Instagram estão deixaram as empresas insatisfeitos com o novo aperto de Facebook está impondo repentinamente.
É importante notar também que o Facebook tem sofrido uma pressão crescente para se dividir, está enfrentando processos antitruste e também pedidos de candidatos presidenciais para separar seus negócios.
O Instagram e o WhatsApp é do Facebook
Ao adicionar a tag “do Facebook” no Instagram e no WhatsApp, a empresa pode estar tentando criar uma forma de defender sua propriedade juntos as três das maiores plataformas de mídia social do mundo.
Depois de todo esse tempo, parece que o Facebook estar tentando afirmar seu papel de proprietário quando adquiriu o Instagram e o WhatsApp, inclusive por causa da posição onde estão hoje.
O fato é que os usuários do Instagram e WhatsApp não precisam por nenhum motivo serem lembrados de que esses aplicativos são de propriedade da empresa, Facebook.
Essa separação, por acaso, é o que ajuda algumas pessoas se sentirem mais confortáveis ao usar o Instagram, mesmo que tenham excluído sua conta no Facebook.
Vale mencionar que, de acordo com uma pesquisa feita no final de 2018, 57% dos brasileiros que usam os aplicativo do Instagram não sabe que o Facebook é o proprietário, e outra pesquisa mostrou que 50% não sabem que o Facebook é dona do WhatsApp.
Tem um ditado que diz: “A ignorância é a própria felicidade”.
Facebook Brasil
Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. – CNPJ-MF: 13.347.016/0001-17
Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar
Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
Escreva para o Dono do Facebook: [email protected] e [email protected]