“O Facebook está perdendo usuários mais jovens da geração Z na Alemanha e na França. Estimativas atualizadas da eMarketer , empresa de pesquisa, mostram que os jovens usuários de mídias sociais estão migrando para outros lugares e abandonando o Facebook.”
— O número total de usuários do Facebook na Alemanha aumentará apenas 0,1% em 2019, para 26,8 milhões. Isso é apenas cerca de 20.000 a mais que no ano anterior.
Estima-se que o número de usuários com menos de 36 anos caia 2,2%. A plataforma terá um declínio de 9,1% entre usuários de 12 a 17 anos – ou 170.600 usuários.
Em 2023, a eMarketer espera que o número de usuários da “Geração Z” caia um terço no país.
A eMarketer
A eMarketer é uma empresa de pesquisa de mercado subsidiária de 93% que fornece informações e tendências relacionadas a marketing digital, mídia e comércio. A eMarketer foi fundada em 1996, está localizada em Nova York, NY. A empresa foi adquirida pela Axel Springer em junho de 2016 por US $ 242 milhões.
O portal da eMarketer baseado na Web fornece aos assinantes acesso aos dados mais sensíveis que ela produz.
Dentro do banco de dados, analistas, consultores e pesquisadores publicam relatórios do setor, previsões, estimativas comparativas, gráficos, artigos, entrevistas, estudos de caso , webconferência e vídeos.
A empresa organiza, compara e contextualiza informações de fontes globais para fornecer compreensão em nível macro das tendências digitais relacionadas a publicidade, marketing, mídia e comércio.
Essas diminuições não são amortecidas pelo crescimento do usuário. Este ano, o crescimento dos usuários entre os 35 anos de idade deverá ser de 2,6% – uma queda bastante de 4,7% do ano passado.
Os usuários mais antigos não podem compensar os declínios causados por usuários mais jovens.
“A boa notícia para o Facebook é que o Instagram vai captar pelo menos alguns dos principais usuários do Facebook, tanto na França quanto na Alemanha”, argumenta Jasmine Enberg, analista sênior da eMarketer. “A questão é se o Instagram pode continuar compensando as perdas do Facebook. Plataformas concorrentes como o Snapchat estão diversificando seus serviços e outras opções de entretenimento digital, incluindo vídeo e mensagens, e continuam capturando a atenção do consumidor. ”
Uma imagem semelhante surge na França. Lá, o número total de usuários em 2019 deverá diminuir 0,2%, para 28 milhões em 2019. No Brasil o mesmo fenômeno está ocorrendo devido ao êxodo da população brasileira para o Instagram do Facebook.
A espiral descendente é impulsionada pela Geração Z. Em 2020, a porcentagem de jovens de 12 a 17 anos que usam o Facebook diminuirá abaixo da marca de 50% e continuará até 2023.
As previsões podem significar problemas para o Facebook. Ao mesmo tempo, a rede social continua a registrar ganhos de receita devido às fortes vendas de anúncios para celular.
O crescimento diário de usuários ativos cresceu 8% no segundo trimestre de 2019, liderado por países emergentes.
Por falar nisto: Leia: Facebook Ads adiciona categoria especial de anúncios ao gerenciador de anúncios.