“Canais de atendimento: cada banco, financeira, cooperativa de crédito, empresas de empréstimos e instituições financeiras possuem seus próprios meios para aumentar a agilidade e eficiência no contato com seus clientes, parceiros e usuários.”
O processo de atendimento em geral é criado para ser: rápido, prático e dar acesso de qualquer lugar que o cliente ou o consumidor esteja, seja dentro do país ou do exterior. Quando o atendimento é bem estruturado ele pode ser:
- Conveniente: Você sempre precisa fazer um pagamento, olhar seu saldo ou verificar em quanto está a fatura do cartão de crédito. Você pode fazer esses procedimentos em casa, de forma muito mais confortável. Os canais de atendimento oferecem esta facilidade.
- Seguro e fácil de ser utilizado: Com uma variedade de opções, os canais de atendimento são seguros, muito fáceis de usar e vão te ajudar a solucionar qualquer problema.
Centrais de Atendimento ao Cliente ou ao Atendimento ao Público tem como principal objetivo manter o relacionamentos amistoso com clientes, parceiros e usuários..
Os bancos possuem inúmeros canais de para contato e oferecem atendimento diferenciado através do internet banking, aplicativos bancários, caixas eletrônicos, banco 24horas, telefone fixos, chats, mídias sociais, ouvidoria e correspondentes bancários em quase todo território nacional.
Desta forma, clientes e usuários de produtos e serviços financeiros de crédito e bancários possam realizar suas operações bancárias de qualquer lugar onde estiver, de qualquer device ou equipamento que o ligue a instituição, mesmo nos horários que de atendimento pessoal nas agências estão indisponíveis.
Abaixo você vai conhecer quais as principais vantagens e as operações que podem ser realizadas em cada tipo de canal de atendimento com os bancos privados, bancos públicos e de varejo.
Tópicos do artigo:
Canais de Atendimento Digital
Internet Banking e APPS Bancários – como o acesso pela Internet e pelo aplicativos bancários, é possível realizar praticamente todo tipo de transação e operações bancárias que uma agência faria, e o melhor, de onde você estiver.
Se você tem conta corrente em algum banco convencional ou banco digital, verifique qual o procedimento para cadastrar seu login e senha para utilizar os serviços com mais agilidade pelo Internet Banking e Aplicativos Bancários.
Redes Sociais – Pelo Facebook, Twitter, YouTube, Linkedin, Instagram e muitos outros, os bancos utilizam essa mídias para levar informação, conhecimento e manter o cliente conectado com as novidades da instituição.
Caixas Eletrônicos – Bancos privados e públicos possuem seus próprios caixas eletrônicos de atendimento, mas também usam Rede de Postos e Maquinas do BANCO 24 HORAS que faz o atendimento bancário com as mesmas características e vantagens, mas, podem cobrar tarifas adicionais para realização de algumas das operações.
Canais de Atendimento Presencial
Correspondentes Bancários – Correspondentes são empresas e estabelecimentos comerciais credenciados pelos instituições financeiras e bancos ex: casas lotéricas, fintechs, empresas de empréstimos, supermercados e postos dos Correios etc, a função é realizar operações bancárias.
As transações financeiras mais comuns realizadas na maioria dos correspondentes de bancos são: pagamentos de contas de consumo, boletos e impostos. As operações mais comuns são saques da conta corrente e poupança com cartão magnético, recebimento de benefícios de programas sociais, INSS, Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS e FGTS com o Cartão Cidadão etc.
Agências – Pequenos e grandes bancos mantém redes de agências e pontos de atendimento pessoal, procure saber no seu banco qual a mais próxima. Nas agências bancárias o cliente ou consumidor pode realizar muitas operações bancárias, seja depósitos, abertura de conta corrente ou poupança, transferência de dinheiro para outras pessoas ou empresas, e outras transações bancárias.
Bancos possuem uma ampla rede de agências, procure sempre a mais próxima de você.
Canais de Atendimento por Telefone
Central de Atendimento – 0800, 3003, 4004 e telefones convencionais são fáceis de usar para a realização de serviços transacionais: Por meio das Centrais de Atendimento clientes e usuários podem realizar inúmeras operações bancárias como: consultar saldo e a extrato, fazer transferências entre contas, enviar e fazer pagamentos de boletos, contas e impostos, fazer aplicação e resgate de investimentos, pedir talões de cheque etc,.
SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) – O SAC normalmente não realiza qualquer tipo de operação bancária. É um canal exclusivo para atendimento de reclamações, cancelamentos, pedir informações e tirar dúvidas gerais
Ouvidoria – Se você não ficou satisfeito com uma solução apresentada a uma reclamação feita em outro canal do banco ou a instituição financeira, o canal certo para falar é com a Ouvidoria. Ligue e peça a reavaliação do seu caso.
Serviços Bancários
Além dos diversos canais de atendimento que os bancos disponibilizam, veja acima quais são, eles oferecem também dois importantes serviços que agilizam a vida de muitos cidadãos, inclusive na programação de pagamentos em geral.
— Os serviços bancários servem para oferecer agilidade, segurança e conveniência.
Débito Automático – O Débito Automático facilita nas finanças ao ajudar no controle de gastos e despesas com compromissos feitos durante o mês realizando o pagamento no dia certo e de forma segura. Contas de água, luz (energia elétrica), gás, telefone, DARFs, TV paga, assinaturas de revistas, faturas de cartões de crédito, entre outras, podem serão debitadas automaticamente, sendo somente necessário o cadastro prévio da conta.
Débito Direto Automatizado – O Débito Direto Autorizado (DDA) é um serviço prestado pelos bancos para facilitar o dia a dia de seus clientes (pessoa física ou empresa). Você recebe eletronicamente as informações contidas nos boletos e poderá realizar o pagamento pelos meios eletrônicos (Internet, Caixas Eletrônicos e Central de Atendimento). Cadastre esta opção no seu banco.
Para pagar boleto não é preciso ir até uma agência bancária.
Use o Internet Banking, aplicativos bancários para celular e smartphones, correspondentes e caixa eletrônicos espelhados por todos os cantos das cidades e do país.
Dicas de Segurança
Usar os meios digitais demanda sempre de medidas preventivas de segurança, desta forma, observe as dicas abaixo para não ter problemas:
- Mantenha sempre anti-vírus e firewall com as últimas atualizações.
- Não faça transações bancárias em redes de computadores público.
- Nunca forneça seu cartão ou sua senha para ninguém.
Ainda tem dúvidas sobre como funciona o contato e Centrais de Atendimento Bancário? Então, não deixe de fazer suas perguntas, conferir todos os conteúdos que temos para você e compartilhar essa informação para seus amigos.