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Canais de Atendimento dos Bancos

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“Canais de atendimento: cada banco, financeira, cooperativa de crédito, empresas de empréstimos e instituições financeiras possuem seus próprios meios para aumentar a agilidade e eficiência no contato com seus clientes, parceiros e usuários.”

O processo de atendimento em geral  é criado para ser: rápido, prático e dar acesso de qualquer lugar que o cliente ou o consumidor esteja, seja dentro do país ou do exterior. Quando o atendimento é bem estruturado ele pode ser:

  • Conveniente: Você sempre precisa fazer um pagamento, olhar seu saldo ou verificar em quanto está a fatura do cartão de crédito. Você pode fazer esses procedimentos em casa, de forma muito mais confortável. Os canais de atendimento oferecem esta facilidade.
  • Seguro e fácil de ser utilizado: Com uma variedade de opções, os canais de atendimento são seguros, muito fáceis de usar e vão te ajudar a solucionar qualquer problema.

Centrais de Atendimento ao Cliente ou ao Atendimento ao Público tem como principal objetivo manter o relacionamentos amistoso com clientes, parceiros e usuários..

Canais de Atendimento dos Bancos

Os bancos possuem inúmeros canais de para contato e oferecem atendimento diferenciado através do internet banking, aplicativos bancários, caixas eletrônicos, banco 24horas, telefone fixos, chats, mídias sociais, ouvidoria e correspondentes bancários em quase todo território nacional.

Desta forma, clientes e usuários de produtos e serviços financeiros de crédito e bancários possam realizar suas operações bancárias de qualquer lugar onde estiver, de qualquer device ou equipamento que o ligue a instituição, mesmo nos horários que de atendimento pessoal nas agências estão indisponíveis.

 
 

Abaixo você vai conhecer quais as principais vantagens e as operações que podem ser realizadas em cada tipo de canal de atendimento com os bancos privados, bancos públicos e de varejo.


Canais de Atendimento Digital

Internet Banking e APPS Bancários – como o acesso pela Internet e pelo aplicativos bancários, é possível realizar praticamente todo tipo de transação e operações bancárias que uma agência faria, e o melhor, de onde você estiver.

Se você tem conta corrente em algum banco convencional ou banco digital, verifique qual o procedimento para cadastrar seu login e senha para utilizar os serviços com mais agilidade pelo Internet Banking e Aplicativos Bancários.

Redes Sociais – Pelo Facebook, Twitter, YouTube, Linkedin, Instagram e muitos outros, os bancos utilizam essa mídias para levar informação, conhecimento e manter o cliente conectado com as novidades da instituição.

Caixas Eletrônicos – Bancos privados e públicos possuem seus próprios caixas eletrônicos de atendimento, mas também usam Rede de Postos e Maquinas do BANCO 24 HORAS que faz o atendimento bancário com as mesmas características e vantagens, mas, podem cobrar tarifas adicionais para realização de algumas das operações.


Canais de Atendimento Presencial

Correspondentes Bancários – Correspondentes são empresas e estabelecimentos comerciais credenciados pelos instituições financeiras e bancos ex: casas lotéricas, fintechs, empresas de empréstimos, supermercados e postos dos Correios etc, a função é realizar operações bancárias.

 
 

As transações financeiras mais comuns realizadas na maioria dos correspondentes de bancos são: pagamentos de contas de consumo, boletos e impostos. As operações mais comuns são saques da conta corrente e poupança com cartão magnético, recebimento de benefícios de programas sociais, INSS, Bolsa Família, Seguro Desemprego, PIS e FGTS com o Cartão Cidadão etc.

Agências – Pequenos e grandes bancos mantém redes de agências e pontos de atendimento pessoal, procure saber no seu banco qual a mais próxima. Nas agências bancárias o cliente ou consumidor pode realizar muitas operações bancárias, seja depósitos, abertura de conta corrente ou poupança, transferência de dinheiro para outras pessoas ou empresas, e outras transações bancárias.

Bancos possuem uma ampla rede de agências, procure sempre a mais próxima de você.


Canais de Atendimento por Telefone

Central de Atendimento – 0800, 3003, 4004 e telefones convencionais são fáceis de usar para a realização de serviços transacionais:  Por meio das Centrais de Atendimento clientes e usuários podem realizar inúmeras operações bancárias como: consultar saldo e a extrato, fazer transferências entre contas, enviar e fazer pagamentos de boletos, contas e impostos, fazer aplicação e resgate de investimentos, pedir talões de cheque etc,.

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) – O SAC normalmente não realiza qualquer tipo de operação bancária. É um canal exclusivo para atendimento de reclamações, cancelamentos, pedir informações e tirar dúvidas gerais

Ouvidoria – Se você não ficou satisfeito com uma solução apresentada a uma reclamação feita em outro canal do banco ou a instituição financeira, o canal certo para falar é com a Ouvidoria. Ligue e peça a reavaliação do seu caso.

Canais de Atendimento de Bancos


Serviços Bancários

 
 

Além dos diversos canais de atendimento que os bancos disponibilizam, veja acima quais são, eles oferecem também dois importantes serviços que agilizam a vida de muitos cidadãos, inclusive na programação de pagamentos em geral.

— Os serviços bancários servem para oferecer agilidade, segurança e conveniência.

Débito Automático – O Débito Automático facilita nas finanças ao ajudar no controle de gastos e despesas com compromissos feitos durante o mês realizando o pagamento no dia certo e de forma segura. Contas de água, luz (energia elétrica), gás, telefone, DARFs, TV paga, assinaturas de revistas, faturas de cartões de crédito, entre outras, podem serão debitadas automaticamente, sendo somente necessário o cadastro prévio da conta.

Débito Direto Automatizado – O Débito Direto Autorizado (DDA) é um serviço prestado pelos bancos para facilitar o dia a dia de seus clientes (pessoa física ou empresa). Você recebe eletronicamente as informações contidas nos boletos e poderá realizar o pagamento pelos meios eletrônicos (Internet, Caixas Eletrônicos e Central de Atendimento). Cadastre esta opção no seu banco.

Para pagar boleto não é preciso ir até uma agência bancária.

Use o Internet Banking, aplicativos bancários para celular e smartphones, correspondentes e caixa eletrônicos espelhados por todos os cantos das cidades e do país.


Dicas de Segurança

Usar os meios digitais demanda sempre de medidas preventivas de segurança, desta forma, observe as dicas abaixo para não ter problemas:

  • Mantenha sempre anti-vírus e firewall com as últimas atualizações.
  • Não faça transações bancárias em redes de computadores público.
  • Nunca forneça seu cartão ou sua senha para ninguém.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona o contato e Centrais de Atendimento Bancário? Então, não deixe de fazer suas perguntas, conferir todos os conteúdos que temos para você e compartilhar essa informação para seus amigos.