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Fazer reclamação no seu fornecedor de energia elétrica

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“Fazer reclamação sobre seu fornecedor de energia não é nada complicado, principalmente agora com a facilidade dos aplicativos e centrais de atendimento online, mas as vezes seu problema não pude ser resolvido.”

— Faça sempre uma comparação do seu custo com o pagamento pelo fornecimento de energia mês a mês, as vezes você poderia economizar algumas centenas de reais somente ajustando o uso de alguns equipamentos e utensílios domésticos.

Sempre faça a verificação se você não está pagando mais por sua fatura de energia do que o normal.

Como fazer reclamação no seu fornecedor de energia elétrica

Seu suprimento de energia é o tipo de coisa que você não percebe até que algo dê errado, e é assim que deve ser. No entanto, quando as coisas dão errado, o que você pode fazer sobre isso, principalmente se achar que seu fornecedor de energia está sendo injusto.

 
 

Quer saber como reclamar do seu fornecedor de energia? Este guia simples informará o que você precisa saber sobre como fazer uma reclamação ao seu fornecedor de energia elétrica.

Saiba mais sobre o assunto:


Passo 1: Reclame com seu fornecedor de energia

Embora você queira apelar para uma autoridade superior, seu primeiro passo quando algo der errado deve sempre ser o de ir diretamente ao seu fornecedor de energia.

Se for uma reclamação simples, provavelmente poderá ser resolvida com uma ligação ou até mesmo pela Internet.

Lembre-se de anotar o número do protocolo de atendimento, a hora e a data da sua ligação, o nome da pessoa com quem você falou e os detalhes do que foi dito, pois pode ser necessário consultá-la posteriormente, apesar da concessionária manter as informações em seus bancos de dados.

Se for mais complicado, é uma boa ideia acompanhar também sua ligação telefônica com uma carta ou e-mail, para que você tenha um registro da sua correspondência e não haja espaço para mal-entendidos.

 
 

Ao escrever sua carta ou e-mail, lembre-se de incluir o (s) número (s) da sua conta para facilitar o tratamento da reclamação pelo fornecedor.

Você também deve incluir um número de referência de reclamação ou caso, se estiver acompanhando uma correspondência anterior.

Somente por incluir esses detalhes simples pode economizar semanas de problemas burocráticos.

Você também deve tentar incluir fotocópias ou digitalizações de qualquer documento relevante, como sua conta.

Não se esqueça de guardar os originais para seus registros; talvez você precise deles mais tarde. Você também pode pensar em enviar sua carta por entrega registrada, para ter prova de quando ela foi enviada e recebida.


Passo 2: Entre em contato com o Ombudsman de Energia

Se tudo mais falhar, talvez seja hora de entrar em contato com o Ombudsman da Energia.

O Ombudsman de Energia pode ajudá-lo a obter ações práticas, um pedido de desculpas ou explicação ou um prêmio financeiro para resolver sua reclamação com seu fornecedor de energia.

 
 

Eles são a porta certa para bater para encontrar uma resolução entre você e seu fornecedor de energia.

Vale a pena notar que as queixas devem ser destinadas a um dos grandes fornecedores de energia da sua região ou estado, na sua conta de luz mensal está todos os dados que você precisa saber para iniciar um reclamação a distribuidora de energia elétrica.

O “Ombudsman da Concessionária” lida com questões relacionadas as queixas sobre serviços, produtos e sobre a eletricidade da rede local.


Passo 3: Faça a reclamação direto com a Aneel

Na melhor das hipóteses, fazer ama reclamação no seu fornecedor de energia elétrica ou com o “Ombudsman da Concessionária” deve lidar bem com sua queixa, mas às vezes isso simplesmente não acontece.

Se o seu fornecedor ou distribuidor de energia não resolver a sua reclamação, entre em contato com a Aneel, não confunda com Enel.

O consumidor de energia elétrica primeiramente deve entrar em conta primeiramente a sua concessionárias de distribuição de energia; caso não obtenha resposta à sua solicitação, ou se a solução apresentada não for satisfatória, poderá recorrer à Agência Estadual Conveniada e, posteriormente, à ANEEL, por meio dos seguintes canais de comunicação:

Telefone / Fax167 (das 6h20 à meia-noite, de segunda a sábado);

Correspondência: a carta deverá ser enviada para:

Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA)
SGAN 603, módulo I,
70830-110, Brasília, Distrito Federal

Acompanhe o andamento de solicitações já requeridas. Não utilize o Protocolo Geral para esse fim.

➤ Sistema de Atendimento on-line via Chat: acesse aqui  (das 6h20 à meia-noite, de segunda a sábado);

➤ Registrar reclamação via preenchimento de formulário: acesse aqui


Como entrar em contato com o Atendimento ao Consumidor Aneel:

Por correio:

Superintendência de Mediação Administrativa, Ouvidoria Setorial e Participação Pública (SMA)
SGAN 603, módulo I,
70830-110, Brasília, Distrito Federal

Por telefone:

Telefone / Fax: 167

Leia mais: 


Vai direto ao distribuidor de energia mais próximo

O Provedor de Energia também pode lidar com:

2ª via de conta de energia Confira sua conta de energia na hora que você quiser.
Solicitar religação Restabeleça sua situação e solicite a religação da sua energia.
Negociar débito Negocie seu contrato com a sua concessionária.
Informar falta de energia Não fique sem eletricidade, informe o local para concerto da falta de energia.
Alterar titular Mudou de endereço? Consiga alterar o titular facilmente.

Com o que o provedor de energia não pode lidar com?

  • Decisões tomadas pela Aneel sobre os preços e tarifas cobrados;
  • Casos que considera maliciosos ou injustificados;
  • Problemas tratados pelos tribunais ou outros procedimentos de reclamação.

Quais os serviços e prazos para energia elétrica

Os serviços e prazos dos serviços adicionais oferecidos pelas concessionárias de energia elétrica estão estabelecidos na Resolução Normativa Aneel nº 414/2010.

Para informações sobre preços e especificações de cada serviço, acesse o site da distribuidora que atende seu município.