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Receita Federal Telefone – SAC, e-CAC, 0800 e ReceitaFone

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“A Receita Federal ou Secretaria da Receita Federal do Brasil é um órgão público específico com subordinação direta Ministério da Fazenda. A função da Receita é essencial para a manutenção para que o Estado (Brasil).”

*** UPDATE 2022 – O serviço de atendimento por telefone 146 Receitafone da Receita Federal foi desativado na segunda-feira 23 de março de 2020. A desativação ocorreu devido ao vencimento do contrato com a Operadora vigente naquele momento. Serviços básicos podem ser acessados via Internet, no site da Receita Federal e por meio do APP Pessoa Física. Veja nos endereços abaixo:


A Receita Federal é o órgão é responsável pela “administração dos tributos” que compete a União, desta forma, o Governo Federal consegue cumprir todos os seus objetivos fiscais e administrativos relacionados ao cidadão, inclusive os acertos previdenciários, e também controle e monitoramento do comércio exterior que abrange grande parte as contribuições sociais do País.

A Instituição também subsidia o “Poder Executivo Federal” auxiliando na formulação de políticas tributárias, mantém o controle fiscal para prevenção e combate a sonegação, o contrabando, o descaminho, reprime a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

Site da Receita Federal - Imposto de Renda


Secretaria da Receita Federal do Brasil

Sendo um dos órgão públicos federais mais importantes para o Estado e para o cidadão, a Receita Federal mantém uma grande estrutura física e também online para atendimento ao contribuinte, desta forma, o cidadão pode ser atendido em agências locais e principalmente usando seu computador, celular ou smartphone.

Pelo site da Receita Federal no endereço: http://receita.economia.gov.br/ é possível realizar centenas de ações que envolvem CPF, contribuições, impostos, IRPF entre outros, no entanto, o cidadão também tem acesso por telefone na “Central de Atendimento da Receita“,

Pelos números de “contato da Central da Receita 146“, e outros o contribuinte pode tirar dúvidas, obter informações, vale mencionar que “Fale Conosco” não informa sobre temas como:

  • Situações específicas de contribuintes
  • Assuntos que exijam análise de documentação
  • Questões que envolvam sigilo fiscal
  • Assuntos não listados nos quadros Cidadão e Empresa

Pronto para conhecer os números de atendimento telefônico da Receita Federal!


e-CAC (Centro Virtual de Atendimento)

Receita Federal liberou o serviço em 8 de abril/2019. O e-CAC é a mais nova ferramenta de atendimento ao contribuinte da RF. Entre as mudanças mais recentes foi a criação do atendimento online via Chat (espécie de sala de bate papo), no Chat será possível regularizar débitos do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

O chat online servirá também para empresas de todos os portes e estará disponível dentro do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O serviços online de atendimento da Receita Federal do Brasil já pode utilizado e o treinamento em vídeo pode ser conferido na página:

Aprenda com Videos do e-CAC: http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2015/julho/videos-vao-orientar-contribuintes-sobre-e-cac-e-cpf

— Para utilizar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), o contribuinte precisará ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada.


CND para empresas online

No caso das empresas que possuírem certificado digital, será possível buscar a obtenção da chamada Certidão Negativa de Débitos (CND).

No ano passado, houve 293 mil atendimentos nas unidades da Receita para essa finalidade.

Receita Federal – Fale Conosco, Telefone, SAC e 0800


Telefones da Receita Federal do Brasil

  • 0800 702 1111 – Esse é o número Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda que você deve ligar se precisar de informações básicas.
  • 0300-789-0300 (Número antigo) – Número de atendimento que transborda para 146.
  • 146 – Número especifico para atendimento ao cidadão.
  • 146 –  (UPdate) Número especifico para atendimento ao cidadão DESATIVADO em 20/03/2020.
  • Receitafone – Serviço telefônico da Receita Federal do Brasil, disponibilizado ao cidadão de forma eletrônica.
  •  (+) (55) (11) 3003 0146 para chamadas originadas do exterior.

Com esses números e canais de atendimento para entrar em contato, o cidadão aumenta sua chance de ser atendido com eficiência sem ter que ficar em filas ou repartições aguardando ser atendido apenas para obter informações simples.

O horário de atendimento dos canais de atendimento é 24 horas por dia, o ideal é escolher um horário conveniente e menos concorrido para manter contato e tirar suas dúvidas e fazer os questionamentos necessários.

Receita Federal Telefone ( SAC / 0800 / Contato )


Qual o telefone Imposto de Renda – IRPJ?

Para resolver problemas de valor da restituição do Importo de Renda (IRPF ou IRPJ) não creditado em conta bancária, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio dos telefones:

  • 4004-0001BB –  Atendimento nas capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-729-0001 – Atendimento nas demais localidades
  • 0800-729-0088 – Número de telefone especial exclusivo para deficientes auditivos

Telefone Imposto de Renda 2022

Qualquer dúvida sobre IRPF 2020 que porventura um cidadão brasileiro ou estrangeiro não tenha acesso ou não entenda no site da Receita Federal, poderá ser sanada no telefone do IRPF (Imposto de Renda).

  • Telefone IR 2022: A receita federal não disponibiliza mais telefone de atendimento direto.
  • Receitafone: 146 – Update – DESATIVADO
  • Site oficial: clique aqui

Se houver informações adicionais e atualizações do telefone do Imposto de Renda 2022 listaremos aqui o mais rápido possível.


Formas de Atendimento da Receita Federal

A Receita Federal mantém à disposição dos cidadãos e empresas contribuintes diversos canais de atendimento, que garantem comodidade e preservação do sigilo fiscal na obtenção de serviços. São duas formas principais de atendimento. Confira!

1. Atendimento virtual

a)      serviços acessíveis no portal de atendimento virtual (e-CAC), após autenticação do contribuinte por certificado digital ou código de acesso;

b)      acesso direto a sistemas disponibilizados na Internet;

c)       aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no seu tablet ou smartphone;

d)      uso do Fale Conosco, para envio de dúvidas via e-mail.

2. Atendimento presencial

a)      nas unidades de atendimento ao contribuinte; ou

b)      em instituições conveniadas, que prestam serviços específicos para o CPF e CPNJ.


Contato direto com a Receita

O Fale Conosco presta informações gerais de serviços e legislação. Este canal não substitui o Processo de Consulta regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de Setembro de 2013 e não tem acesso a procedimentos pertinentes ao atendimento presencial da Receita Federal.


Telefones da Receita Federal principais capitais

  1. Telefone da Receita Federal São Paulo – SP: (11) 31515772
  2. Telefone da Receita Federal Rio de Janeiro – RJ: (21) 22872800
  3. Telefone da Receita Federal Brasília – DF: (61) 34124138
  4. Telefone da Receita Federal Curitiba – PR: (41) 3320-8000
  5. Telefone da Receita Federal Bel0 Horizonte – BH: (31) 3546-9000

Receita Federal Telefone - SAC, e-CAC, 0800 e ReceitaFone

ReceitaFone – número de contato

Como ligar para a Receita Federal? Para que um cidadão ou empresa consegui ligar para a RFB com ligação gratuita e a qualquer hora do dia ou da noite (24 horas).

Número de atendimento do Receita fone: 146 – O serviço de atendimento por telefone Receitafone (146) da Receita Federal foi desativado na segunda-feira 23 de março de 2020.

Caso esteja no exterior (fora do país), ligue no telefone: (+) (55) (11) 3003 0146


Ouvidoria Receita Federal

0800 702 1111 – Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Para registrar elogio, reclamação, sugestão ou denúncia, reporte-se à Ouvidoria.

A Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda (OGMF) é o elo entre a sociedade e o Ministério da Fazenda (MF) para garantir o direito à manifestação e orientar o cidadão sobre como proceder na defesa de sua cidadania.

Acreditamos que todo cidadão tem o direito de manifestar apreço, insatisfação ou dar sugestões de melhorias sobre os serviços do Ministério da Fazenda.

A Ouvidoria-Geral é composta por três áreas:

  1. SisOuvidor
  2. Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  3. Simplifique

Redes sociais


E então, agora você já sabe como entrar em contato com a Receita Federal por telefone e outros canais de atendimento, compartilhe a informações para que outros saibam e tenham esclarecimento das dúvidas.