“Possui alguma restrição no nome por causa de cheque devolvido, dívidas não pagas e protestos? Entenda aqui como limpar seu nome do SPC e Serasa e conseguir crédito no praça novamente.”
— Nos dias atuais ter crédito na praça é extremamente importante, principalmente quando temos a necessidades de fazer compras de consumo ou financiar algum bem. Mas um fator corriqueiro têm tirado a possibilidade de muitos de concluir determinados desejos por causa de alguma restrição no nome, devido ao não pagamento de uma conta.
Com o nome restrito nos órgãos SPC Brasil, Serasa, Boa Vista, CCF e Cadin a pessoa será impedida de adquirir crédito, empréstimos e financiamentos, além de não poder comprar a prazo na maioria dos estabelecimentos comerciais.
No entanto, é possível resolver essa situação antes mesmo que a restrição do nome seja concluída no sistema de qualquer um destes órgãos de proteção ao crédito, basta negociar a dívida com o credor.
Saiba que antes do credor enviar seu nome para o SPC e Serasa, ou outro órgão, o credor deve primeiro enviar uma notificação por escrito informando o débito, se o devedor não se pronunciar no período descrito na carta, a empresa pede a inscrição nos órgãos, mas se houver uma negociação para quitação da dívida o credor terá até cinco dias úteis para retirar o nome da lista de devedores.
Está com nome sujo e quer saber quais os procedimentos para resolver problemas de restrição no nome como cheque devolvido, dívidas de consumo e protesto? Veja abaixo:
Tópicos do artigo:
Resolvendo problemas de restrição no nome
Cheque devolvido
Ao receber a notificação do órgão de proteção, se dirija a agência bancária que o cheque foi apresentado e solicite o número, valor e data do cheque, feito isso, verifique no canhoto do seu talão para quem foi emitido e entre em contato para fazer a quitação do débito e recuperar a folha de cheque.
De posse da folha de cheque que causou o problema, leve-o ao seu banco, entregue-o no departamento competente, pague a taxa de devolução exigida pela instituição (o valor varia conforme o banco). Concluído o procedimento o gerente do banco dará um protocolo da operação. O banco enviará ao BC para tirar seu CPF da lista do CCF e posteriormente da lista de devedores.
Dívida Financeira, Bancárias e de Consumo
Faça um acordo com a instituição ou empresa para quitar a dívida conforme suas condições, à vista com desconto ou parcelada, se for parcelada após o primeiro pagamento a própria companhia irá se encarregar de pedir a regularização da restrição.
Protesto
Se isso acontecer, o cartório enviará uma comunicação informando a inadimplência. Vá até o cartório e verifique quem protestou, aproveita para resolver a pendência quitando o débito no credor.
Acertou tudo? Solicite uma carta atestando o pagamento com as informações do credor, valor pago, data e assinatura de quem recebeu. Volte ao cartório, reconheça firma na carta e exija que a restrição no nome seja retirada, o prazo é de até cinco dias úteis também.
Com esse procedimento sua dignidade voltará com o seu nome sem restrição de crédito em nenhum lugar. Quitar suas pendências financeiras com seus credores é a forma mais honesta de resolver essa questão. Acredito que ficou claro a resposta da pergunta que se faz “restrição no nome devo limpar?” deve e é sua obrigação!